Eventos Noticias

Conselho Federativo Regional avaliou as expectativas e desafios para 2022

Em clima de confraternização, foi realizado no ultimo sábado, dia 06 de novembro, o ultimo Conselho Federativo Regional(CFR) da 1ª União Regional Espírita (URE), na modalidade presencial, e que reuniu 20 das 23 instituições filiadas.
O CFR é a reunião administrativa da diretoria da 1ª URE com os presidentes das instituições filiadas, ou seus representantes, para tratar de assuntos do movimento espirita regional e estadual. É um momento importante em que a participação de todos contribui para consolidação da União e Unificação dos espíritas e do movimento espírita. Como previsto regimentalmente, cabe ainda ao CFR

“I – colaborar no planejamento das diretrizes do movimento espírita estadual, através de sugestões que expressem as demandas oriundas das instituições espíritas filiadas, encaminhando-as ao CFE;
II – colaborar no planejamento das atividades da URE, acompanhando e fiscalizando sua execução

Inicialmente, após a recepção afetuosa da equipe da 1ª URE aos participantes, a equipe do DEFIF presente, com Alberto, Priscilla, Natacha e Regis, fez a harmonização musical do ambiente, tendo nosso confrade Hamilton Sell, presidente da instituição anfitriã, Casa Espírita Joanna De Ângelis, realizado a prece de abertura.

Roda de conversa tratou sobre expectativas e desafios para 2022

Em clima fraterno, foi iniciada uma roda de conversa com os presidentes onde buscou-se, pelo depoimento de cada um, relato atualizado sobre as condições atuais de trabalho em cada instituição, as dificuldades enfrentadas e sobretudo, sobre as expectativas para o ano de 2022. Com depoimentos emocionados, pode-se perceber o quanto foi desafiador o período mais grave da pandemia em que tivemos que fechar as portas. O isolamento e o afastamento da ambiência espiritual das nossas casas, a ausência de contato social, fragilizaram muitos de nós. Percebe-se ainda, mesmo após a reabertura de parte dos trabalhos, em função do afrouxamento das restrições, a demora dos trabalhadores em retornar às atividades.
De modo geral, as expectativas para 2022 é de uma contínua melhora, o que possibilita a muitas instituições, já planejarem o retorno da maioria das atividades na modalidade presencial. Outra conclusão a que se chegou, é que, o ambiente virtual veio para ficar, fazendo com que a modalidade de trabalho virtual ou híbrida esteja doravante presente nos calendários de atividades das instituições.

DEFIJ apresenta proposta de trabalho

Com a saída do nosso irmão Marcos Krueger da coordenação da área da Família, Infância e Juventude, houve a necessidade de uma reestruturação por parte da equipe que ficou. A proposta de uma gestão colegiada foi apresentada ao CFR como uma solução temporária, ficando dessa forma:
Setor da Juventude: Alberto, Leticia e Bruno
Setor da Família: Regis e Gabriela
Setor da Infância: Priscila e Natasha

Lançamento 4ª edição do periódico Mãos Unidas

Na oportunidade foi lançado a 4ª edição do nosso periódico, com diversas matérias sobre nosso movimento espírita, além de entrevista com Edelson Boechat, presidente do CEAHA. Também nesta edição, vamos encontrar a historia do CE Caminho da Luz, que neste ano completa 17 anos de fundação, e o resgate histórico da fundação do Centro Espírita Luz e Caridade, no bairro Trindade. Também nesta edição fizemos singela homenagem aos nossos irmãos seareiros desencarnados neste ano, como Ladislau Pires, Sergio Sell, Laura Silva Alves e Regina Sampaio.

Calendário de Atividades 2022

Foi apresentado, resumidamente, os compromissos federativos do próximo ano e solicitado que sempre que possível, os eventos de cada instituição considerasse o calendário regional da URE, sendo destacados os seguintes compromissos dos presidentes para 2022:

12/02 – SAB Conselho Federativo Regional – CFR / Setorial
19/03 – SAB Encontro Regional de Trabalhadores Espíritas – ERTE
23/04 – SAB Conferência Espírita de Santa Catarina
11/06 – SAB Conselho Federativo Regional – CFR / Setorial
27/08 – SAB Comissão Regional LESTE – URE´s – 1ª e 14ª
01/10 – SAB Conselho Federativo Regional – CFR / Setorial
05/11 – SAB Encontro Regional de Trabalhadores Espíritas – ERTE
26/11 – SAB ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA DA FEC 

LGPD – Qual o impacto nas atividades do Centro Espírita?

Solicitado como inclusão de pauta pelo irmão Alexandre Abreu, coordenador geral da SERTE, que congrega os centros espíritas Irmão Erasto (Cachoeira) e Allan Kardec (Centro), passou-se a discutir sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados, sobre as atividades das instituições espíritas. Alexandre esclarece que apesar dos esforços da FEB/FEC em acompanhar e informar o movimento espírita sobre as mudanças da LGPD, entende que o CFR deva solicitar à diretoria da FEC, a confecção de cartilha orientativa por atividade do centro espírita, que em sua maioria carece de assessoria jurídica, e nesse caso, até especializada, para dirimir duvidas e orientar. A proposta foi acolhida por unanimidade pelo CFR que fará encaminhamento de ofício à DIREX/FEC.

Instituições presentes

Região Centro:
Carlos Aldir Webler Rabello (AEFC);
Edelson B. Pereira (CEAHA);
Alexandre Abreu (Rep. CEAK);
Hamiton Sell (CEJA);
Telmo José Souto Maior (Rep. CELC);
Osmar Ramos (CEABM);
Iolina Falcão (CEFECJ);
Rogério Felisbino da Silva (NEA);
Luciano Wagner (SCEE);
Mauro Costa (CEJN) e,
Adriana R. Vidal (Vice pres. SCEE).
Região Norte:
Paulo Martins Azevedo (Rep. IECC);
Valmor J. Ouriques (CEUF) e,
Alexandre Abreu (Rep. SERTE/CEIE).
Região Sul: Hercílio Teske (SEOVE);
Moisés da Silva (CEJAF);
Divaldo J. Souza (CEJAF);
Guilherme M. Vieira Filho (SEAF);
Moair Luz (CEFJR);
Renata Claudia B. Carpes (CEAC);
Luiz Espíndola Silvano (CECL);
Itaeli Pereira da Silva (CERM) e,
Márcia Ramos (CECL).

Galeria



Deixe um comentário