GAESE

O Grupo de Assistência Espiritual Espírita (GAESE)
com base no que se encontra preconizado no Evangelho de Jesus, quando estabeleceu como o maior de todos os mandamentos aquele que diz: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas nele estão contidos” (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40), e ao disposto na Lei 9.982 de 14 de julho de 2000, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares, vêm desde 2007, através de Projeto aprovado pela diretoria da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU) e diretoria do Hospital Universitário (HU), realizando atividades de assistência espiritual espírita aos pacientes em consulta e aos hospitalizados e seus acompanhantes, à equipe de enfermagem e demais funcionários do hospital.

O Grupo de Assistência Espiritual Espírita (GAESE) é constituído por voluntários, obedecendo-se às seguintes condições:

  • Ser espírita;
  • Ser trabalhador ou frequentador de Casa Espírita e possuir conhecimento doutrinário espírita;
  • Realizar as seguintes capacitações necessárias, dentro dos calendários da AAHU e do GAESE:
    • Curso de capacitação do voluntário do Hospital Universitário (HU) e ou da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU);
    • Curso de capacitação do voluntário do GAESE.

Além disto, o voluntário interessado em participar dos trabalhos do GAESE deve submeter-se ao calendário de atividades e à escala programada para os serviços, conforme estabelecido pela coordenação do GAESE e diretoria da AAHU.Os membros do GAESE obedecem à metodologia de trabalho utilizada na prestação dos serviços assistenciais, dentro da seguinte programação, aprovada pelo Conselho e executada por sua Coordenação:

  • Os trabalhos do GAESE são realizados às quintas-feiras, no horário das 13h30 às 16h.
  • Os voluntários inicialmente se dirigem ao setor administrativo da AAHU, para assinar a lista de presença e pegar o crachá de acesso espaços restritos do hospital. Além disso, deixará todos os seus pertences pessoais no armário reservado aos voluntários e só será autorizada a entrada do voluntário no hospital se ele estiver com o jaleco padrão da AAHU e crachá;
  • Após, os voluntários reúnem na Capela Ecumênica do Hospital Universitário para a prece de abertura, informes e divisão das duplas de visitação;
  • A visitação aos doentes no leito é realizada no horário das 14h às 15h;
  • A exposição Doutrinária e os Passes se realizam das 15h às 15h30, na Capela Ecumênica;
  • Findos os trabalhos de visitação, o Grupo reunir-se-á novamente para avaliação e encerramento;
  • O passe será aplicado em silêncio, somente com imposição de mãos sobre a cabeça do receptor, não sendo permitido outro movimento. Será ministrado no leito somente em caso de solicitação do paciente. A chefia de enfermagem será informada e o trabalho deverá ser realizado fora do horário de visita médica e dos procedimentos de enfermagem.

Além deste trabalho de assistência espiritual, o grupo realiza atividade de mediação junto ao serviço social do hospital, bazar e brechó da AAHU, buscando levar ao paciente, roupas, calçados, materiais de higiene e outros, quando verificados que o enfermo está necessitado dos mesmos.

Outro serviço de mediação prestado ao paciente é o de levar demandas aos setores administrativos e operacionais do hospital para a melhoria dos serviços prestados, tais como:queixas quanto ao atraso na realização de exames e procedimentos médicos; solicitação de conserto de televisores, camas, instalação de biombos, cortinas, etc.
Todas estas ações visam amenizar o sofrimento dos irmãos enfermos e prestar-lhes o concurso fraterno, auxiliando-os a manterem-se confiantes no amparo da misericórdia Divina, a ter fé nos homens, e em si mesmos, concorrendo para uma melhoria de saúde mais rápida e duradoura.

Os trabalhos estabelecidos para o Grupo de Assistência Espíritual Espírita (GAESE) estão subordinados às normas da AAHU, e visam propiciar o exercício da livre opção de crença espiritual, sendo realizado como auxílio às atividades médicas, e, certos de que a assistência espíritual é elemento fundamental para a recuperação física e mental dos doentes e sofredores.

Aqui você acessa a ESCALA DE VISITAS e de PALESTRAS do GAESE





Formação da AAHU para voluntários do GAESE – março 2014
Exposição Doutrinária Capela HU
Exposição Doutrinária na Capela Ecumênica
Formação da AAHU para os Voluntários do GAESE
Passes em pacientes na Capela HU