Doutrina Espírita na UFSC

Informe: Devido às restrições sanitárias em virtude da pandemia pela COVID-19, estamos com os trabalhos suspensos.

O projeto foi proposto à UFSC em novembro de 2018, em nome da 1ª URE (União Regional Espírita), em resposta ao edital publicado pelo Departamento de Eventos da UFSC para a ocupação do Centro Ecumênico da universidade para atividades religiosas. 

O projeto tem o objetivo de difundir e estudar a doutrina espírita, bem como oferecer atendimento à comunidade da UFSC, através de escuta fraterna, por meio da ação de trabalhadores espíritas, voluntários, ligados à diferentes casas espíritas, sob a supervisão dos representantes da 1ª URE, de acordo com as boas práticas de estudo sistematizado da doutrina espírita e atendimento fraterno, recomendadas pela Federação Espírita Brasileira (FEB), destinado a toda a comunidade da universidade: estudantes, professores e técnicos administrativos, bem como a comunidade de cidadãos do entorno do campus. 

Descrição do Projeto 

A Doutrina Espírita, trazendo em seu bojo os fundamentos da certeza da continuidade da vida após a existência física, e o entendimento da inter-relação entre as diferentes dimensões de vida, a corpórea e a espiritual, destaca a importância de valorizar e respeitar a vida física, evitando-se tudo que possa comprometê-la ou abrevia-la. Amplia-se, desta forma, a compreensão da assertiva do mestre Jesus: ” […] Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João, 10:10).

Com base nesses fundamentos, a proposta buscou contemplar um elenco de atividades que levassem o consolo, a orientação e a valorização da vida na perspectiva da Doutrina Espírita, abordando temas tais como a prevenção ao uso de drogas, ao suicídio, ao aborto, à eutanásia ao tratamento de apoio contra a depressão, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, entre outros. Foram abordados temas também sobre a promoção da paz e de comunicação não violenta e reforma íntima, através do aprofundamento do conhecimento da Doutrina Espírita, visando a integração do ser com ele mesmo, com o próximo e com Deus. 

O projeto é realizado no Centro Ecumênico da UFSC, através de atividades regulares, envolvendo palestras, estudos, e momentos de preces e irradiações, bem como atendimento fraterno por meio da escuta qualificada. As atividades são realizadas por pessoas capacitadas, que já atuam nas instituições espíritas filiadas à Federação Espírita Catarinense, sempre com base no referencial doutrinário das obras da Codificação Espírita e das orientações de Espíritos Superiores que guardam fidelidade com a Doutrina Espírita, de modo a cumprir sua missão, que é “instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da humanidade”. 

Os encontros ocorrem no Templo Ecumênico da UFSC, na praça central do Campus Trindade, todas as quintas-feiras das 18:00h às 19:30, de acordo com a programação das palestras publicadas previamente. Além disso, as atividades ocorrem também através da página do projeto no Facebook: DifusaoEspiritaNaUFSC e no Instagram: @difusao.espirita.ufsc

Os encontros ocorrem no Templo Ecumênico da UFSC, na praça central do Campus Trindade, todas as quintas-feiras das 18:00h às 19:30, de acordo com a programação das palestras publicadas previamente. Além disso, as atividades ocorrem também através da página do projeto no Facebook: DifusaoEspiritaNaUFSC e no Instagram: @difusao.espirita.ufsc

Download
Projeto 2020
Avaliação 2019