União e Unificação

O Trabalho federativo e de unificação do Movimento Espírita é uma atividade-meio que tem por objetivo fortalecer, facilitar, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, que é a de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita.

Decorre da união fraterna, solidária, voluntária, consciente e operacional dos espíritas e das Instituições Espíritas, através da permuta de informações e experiências, da ajuda recíproca e do trabalho em conjunto.
É fundamental para o fortalecimento, o aprimoramento e o crescimento das Instituições Espíritas e para a correção de eventuais desvios da adequada prática doutrinária e administrativa.

Em analogia à estrutura federativa (art. 28 Estatuto FEC), a 1ª União Regional Espírita, em 2018 instituiu o departamento de união e unificação, que traz, como:

Princípios

 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”.
Jesus – João, 13:35

“O Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo.”
Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. XXIX, 334

“Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã.”
Allan Kardec, Obras Póstumas, Constituição do Espiritismo.

 “Todo Reino dividido contra si mesmo ficará no deserto, e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá.”  Jesus – Mateus, 12:25

 “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que já nos encontramos honrados pela Divina Providência”.
(Bezerra de Menezes – Psicografia de F. C. Xavier Mensagem de União – “Unificação” nov.-dez./1980.)

“Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina seria a falta de unidade. Somente o Espiritismo, bem entendido e bem compreendido, pode (…) tornar-se, conforme disseram os Espíritos, a grande alavanca da transformação da Humanidade”.
Allan Kardec, Projeto 1868

 “Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: ‘Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra’, porquanto o Senhor lhes dirá: ‘Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!. Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão!”
O ESPÍRITO DE VERDADE – (O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. XX, item 5, “Os Obreiros do Senhor”)

“Trabalhar pela unificação dos órgãos doutrinários do Espiritismo (…) é prestar relevante serviço à causa do Evangelho Redentor junto à Humanidade. Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço de indiscutível benemerência porque demanda sacrifício pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação”.
Emmanuel – (Psicografia de F. C. Xavier – Unificação – “Reformador” out./1977)

O Departamento de União e Unificação visa:

  • A Integração das casas espíritas pertencentes à 1ª URE da Federação Espírita Catarinense.
  • A união dos espíritas.
  • A unificação do movimento espírita regional
  • A multiplicação das Instituições Espíritas na região.

Para isso buscará:

  • Realizar eventos conjuntos que visem o conhecimento e a confraternização dos tarefeiros das casas espíritas de cada região, bem como, o apoio mútuo entre as Instituições Espíritas.
  • Realizar um permanente contato com as Instituições Espíritas promovendo a sua união e integração e colocando à disposição dos mesmos, sugestões, experiências, trabalhos e programas de apoio de que necessitem para suas atividades.
  • Promover reuniões, encontros, cursos, confraternizações e outros eventos destinados a dirigentes e trabalhadores espíritas, para a renovação e atualização de conhecimentos doutrinários e administrativos, visando o aprimoramento e a ampliação das atividades das Instituições Espíritas e a abertura de novas frentes de ação e de trabalho.